domingo, 27 de abril de 2014

Facebook Likes

Olá pessoal !

O assunto de hoje foi inspirado em um vídeo compartilhado no Facebook pelo meu amigo Jimmy Tadic, que levanta algumas questões interessantes sobre o funcionamento das "curtidas" e as formas pagar de promover uma página para alcançá-las.


Resumidamente, o autor levanta questões sobre a legitimidade dos likes obtidos por meio de anúncios pagos no Facebook, e o engajamento dos seguidores. Para colaborar com a discussão, vou relatar minha experiência com estes anúncios, com uma das minhas idéias de empresa, a 50 Off. Seguem os links caso queiram saber mais sobre a ideia:



Há algumas semanas resolvi criar um blog e uma página do Facebook para a 50 Off, uma ideia de negócio que surgiu durante o MBA, e que em breve talvez se concretize em breve. De forma a testar a ideia e as ferramentas  de divulgação disponíveis no Facebook, criei alguns anúncios pagos para a página. Eis os resultados:

1- O primeiro anúncio foi promovendo um post da página, com um link para um post no blog. Paguei U$ 5,00, público-alvo foi de amigos de pessoas que curtiram a página (naquele momento 62) com o objetivo de post engagement. Resultado: Alcance a 4.442, resultando em 20 cliques únicos e 14 ações, 11 cliques no site, 2 likes no post e 1 like na página, um custo final de U$ 0.25 por clique.

2- A segunda campanha foi com o objetivo de likes para a página, sem definir um publico alvo. O valor total foi de U$ 10,00, com um alcance de 17,655 pessoas e gerou 41 likes, um custo médio de U$ 0,25 por like. No entanto, a qualidade dos likes é duvidosa, várias pessoas de cidades aleatórias, que curtem milhares de coisas.

3- A terceira tentativa foi uma nova promoção para likes, mas desta vez focada em pessoas entre 18-50 anos residentes em Belém. O alcance foi de apenas 2,603, resultando em somente 7 likes e um custo por like de U$ 0,71. quase o triplo do custo das outras, mas os poucos engajamentos foram relevantes.

4- E a última experiência do bloco foi a promoção de um post quase apelativo, com a imagem de um suculento hamburguer, novamente direcionado ao público 18-50 de Belém. Essa campanha teve um resultado que considero bom: 26 cliques na foto, 3 cliques no link, 11 page likes, 40 post likes e 4 comentários, com as pessoas realmente interagindo com a informação.

Análise

Esta experiência foi bem pequena para chegar a conclusões definitivas, mas tenho alguns sentimentos iniciais, que ainda precisam ser validados. O primeiro é que vale o princípio "conheça o se cliente". Quanto mais específica a audiência, melhores os resultados apresentados. 

Outra reflexão é, o que vale mais, vários likes, com pouco engajamento, ou poucos likes, mas de clientes reais ? Se você quiser apenas fazer volume em sua página, a primeira opção é rápida e fácil, basta você ter um orçamento razoável para gastar com o Facebook. Mas ser quer apenas clientes de verdade, você não pode terceirizar o seu relacionamento com os clientes para o Facebook, precisa estimular sua criatividade e utilizaras mídias sociais apenas como uma ferramenta para chegar aos clientes com maior facilidade.

Essa foi a minha pequena experiência. Meu próximo objetivo é testar o Google Adwords. E vocês, gostariam de compartilhar suas experiências ?

Até a próxima !







Nenhum comentário:

Postar um comentário